terça-feira, 31 de agosto de 2010

Atenção Senhores Pais ou Responsáveis!

   
Com objetivo de minimizar os danos causados à saúde dos alunos em decorrência da baixa umidade do ar em Mato Grosso do Sul a Escola Estadual 11 de Outubro alerta:

PROBLEMAS DECORRENTES DA BAIXA UMIDADE DO AR
  • Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Ressecamento da pele;
  • Irritação dos olhos;
  • Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos;
  • Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.
CUIDADOS A SEREM TOMADOS 

Entre 20 e 30% - Estado de Atenção
  • Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
  • Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins etc.
  • Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas etc.
  • Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de emergência
  • Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
  • Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc.
  • Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas;
  • Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.
  RETIRADO DO SITE CLIMA TEMPO em 31/08/2010.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Energias do Mundo

 No dia 17/08 (terça-feira) a Professora de Artes Valéria Custódio, repassou aos professores do 1º ao 6º ano do EF  de nossa escola sobre o Projeto Energias do Mundo que tem por objetivo estimular a expressão cultural e artística no ambiente escolar, utilizando como eixo transversal de ensino um tema ambiental de ampla relevância na atualidade: as energias que movem as civilizações e os seus caminhos em direção ao futuro. E explicou também sobre o Concurso Cultural Energias do Mundo :

OBJETIVOS GERAIS DO CONCURSO:

  • Aproximar currículo formal do cotidiano dos alunos. 
  • Estabelecer conexões entre cultura, educação, arte, meio ambiente, consumo e cidadania fortalecendo o exercício interdisciplinar e o aprendizado transversal; 
  • Oferecer instrumentos pedagógicos que dinamizem o aprendizado das mais diversas disciplinas a partir do tema proposto. 
  • Promover a educação ambiental, a livre expressão artística e a participação cidadã no ambiente escolar. 
  • Valorizar a construção coletiva de conhecimento e a compreensão de temas ambientais de relevância para a comunidade. 
  • Estimular reflexões sobre consumo consciente de energia e sobre a preservação dos recursos naturais. 
  • Dinamizar o aprendizado multidisciplinar e o exercício da cidadania ambiental.
Apresentação do Projeto aos Professores de Arte da Rede Estadual 10/08
 Profª. Valéria participando da oficina de inflável

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fotos - Dia dos Pais e Pastelada


Decoração e Apresentação

Público presente

Papais comparecendo à homenagem

Diretores Luiz e Claudia e professores Fátima, Edson e Jussara.

 Professores: Roberto, Regiane, Karen, Divina, Cleonice e Cléo
Administrativo: Marta, Cícera e Judite.

Professores: Nivaldo, Daniela e Terezinha
Coordenador: Leomar
Administrativo: Leocélia e Bete

 Preparação da massa de pastel.

Profª Eva e Coordenador Leomar.

Campeonato realizado durante a festa.

Professoras: Liduina, Laura e Fabiana.

Alunos participando do evento.

Alunas comparecendo a festa.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Parabéns aos nossos queridos Estudantes!



E pra alegrar esse dia tão especial:

"A professora de Geografia perguntou pro Joãozinho:
- Você sabe o nome de um país onde as crianças andam descalças, vivem sem roupa e nem vão à escola?
E o menino responde:
- Ah... Só pode ser PARAÍSO!!" =D

sábado, 7 de agosto de 2010

A RÁDIO 11


Nesta segunda-feira 9 de agosto no período matutino,  a Escola 11 de Outubro estará reativando as atividades da Rádio 11. A rádio que já vinha sendo dirigida por alunos do Ensino Médio será agora coordenada pela Profª. Liduina que promete um embasamento cultural  nas apresentações diariamente, além de divulgar as notícias da comunidade escolar.
Profª. Liduina Soares de Paiva

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Venha comemorar o Dia dos Pais na escola!

                                                        Convite para os Pais,

Papai, meu melhor amigo
Como eu te quero bem,
Sei que sou o seu tesouro,
Me és importante também.

Nossa escola irá prestar uma homenagem a você, no sábado, dia 07 a partir das 7h e 30min. Venha participar desta festa conosco!



Haverá também uma Pastelada, não percam! O preço de cada pastel será de R$ 1,00.

domingo, 1 de agosto de 2010

12 Maneiras de transformar seu aluno em fã.

Por Brasílio Neto (Retirado do site da Revista Profissão Mestre)


Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptarem-se a um currículo totalmente novo, novas regras, etc.
O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição. Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs, para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes. Veja algumas dicas:

1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso, futurólogos, economistas, etc.

2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia, marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a seus alunos.

3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros, mas concentre-se no óbvio. Ataque banheiros com ladrilhos faltando, parede manchadas, plantas secas ou mortas. Assegure-se de que toda sua equipe se apresente bem, com uniformes em ordem. Mire-se no exemplo dos parques da Disney, que sabem que boa parte de sua imagem vem de seus faxineiros, com uniformes imaculadamente limpos e passados. O mesmo vale para suas serventes.

4.Conheça o aluno: não assuma que você entende os anseios e as necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe social produz pessoas com necessidades e visões diferentes. Dentro de cada bairro, cada família possui suas peculiaridades. E dentro de cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie uma escola igual às outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade que você quer atingir.

5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual, útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.

6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as "atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".

7.Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto para falar com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a direção e os alunos.

8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores. Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola específica para aquela realidade. Abuse de caixas de sugestão e - por que não - reuniões com representantes de alunos.

9.Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno, quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a primeira parte, e evitar a segunda. E resista à tendência comum de achar que o que é bom para a sua escola é automaticamente bom para os alunos. Não é, mas o inverso é verdadeiro: o que é bom para seus alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela nova ação vai tornar o estudo melhor, mais fácil ou agradável?

10.Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos, dicas, sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo características que serão muito úteis para eles mais tarde.

11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo perguntas. Ele está constantemente no limite e suas antenas estão sempre funcionando. Dessa maneira, é difícil alguma coisa passar despercebida ou pegá-lo de surpresa. O mesmo vale para sua escola. Tenha uma equipe de paranóicos, atentos às mudanças das necessidades dos alunos, aos novos lançamentos de livros didáticos, às novas tendências. Aí, separe o que é paranóia do que é realmente útil. Nada de ficar mudando de livros a cada lançamento: esteja atento, porém seja criterioso.

12.Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do profissionalismo é dizer não. Não existe maneira de uma escola (ou professor) ser capaz de fazer tudo - e nem o estudante espera isso. Alunos querem soluções boas e confiáveis. Se não for possível, diga. É melhor que prometer e não conseguir cumprir depois.