18/11/2011 - Profª. Valéria fazendo a ilustração do cordel juntamente com seus alunos, a atividade continuará nesta segunda feira (21/11) e após faremos o escaneamento das imagens para compor o livreto de cordel que deixaremos a disposição na biblioteca da escola.
17/11/2011 - Após 2 meses foi realizada a competição Soletrando, filmamos o seu início e com algumas fotos montamos um vídeo para a melhor visualização. Lembrando que anteriormente foram entregues aos alunos uma listagem com 60 palavras escolhidas por suas professoras.
Campeã (Naiara 5º B) e Vice-campeã (Gabrielli 5º A) |
11/11/2011 - Em sala de aula os alunos iniciaram a ilustração dos cordéis que foram criados. Cada aluno entregou o seu que foi digitado pela professora de STE e após a Profª. Valéria de Artes pediu primeiramente que cada aluno criasse um desenho que representa seu cordel. Posteriormente a professora utilizará isopor (desses q compramos presunto, mussarela) rolinho de tinta e tinta látex para o desenho que imitará a técnica de xilogravura feita em madeira.
24/10/2011 - Nesta aula os alunos preencheram os dados para enviar o seu cordel para o site, nas imagens abaixo podemos observar como ficou essa disposição.
A aluna Anabelle postou seu cordel escolhendo o tema de humor. |
Ao preencher a aluna usou o pseudônimo de "Belinha" |
20/10/2011 - Retomando novamente a aula sobre Literatura de Cordel os alunos vieram até a STE para fazer a leitura, ouvir a explicação da professora e acessar o site http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/ no qual os alunos podem criar o seu próprio Cordel online, escolhendo o título, borda, tema... Nesta aula foi proposto aos alunos a exploração deste site, observando suas possibilidades. Já na próxima aula cada aluno trará uma produção escrita em formato de Cordel, para a publicação no site.
View more presentations from nadiarivero
06/10/2011 - Foi entregue aos alunos em sala as tabuadas com as capas vencedoras do concurso. Registramos o momento da apresentação pela Profª. de STE Nádia, a entrega para o primeiro aluno João do 5º ano A, sua Profª. Marilene e a assinatura do recebimento da tabuada pelos demais alunos.
28/09/2001 - Na STE como atividade disparadora foi mostrado aos alunos 02 vídeos e 01 site sobre a Literatura de Cordel, o site: http://www.ablc.com.br/ , o primeiro vídeo fala sobre a Literatura de Cordel e o outro vídeo sobre a produção de um cordel com o tema "O nascimento de Jesus" na próxima aula os alunos farão uma pesquisa sobre a história, as diversas métricas utilizadas para a criação de um cordel e a técnica de xilogravura usada para a criação das ilustrações.
23/09/2011 - Resultado do concurso Capa da Tabuada, depois da votação (feita por Professores, Coordenação e Direção) as capas escolhidas foram as das alunas: 5º A Mariene Gonçalves e 5º B Eliziana Raissa a premiação foi entregue quinta-feira (29/09).
As alunas, suas professoras e nosso Diretor |
15/09/2011 - Hoje na STE os alunos utilizaram o jogo Soletrando inspirado no famoso quadro do programa Caldeirão do Huck. O objetivo da aula é preparar os alunos para a competição que faremos na escola entre as turmas do 5º A e B, e para esta competição as professoras regentes elaboraram uma lista com 60 palavras para os alunos estudarem e treinarem.
09/09/2011 - Início do Projeto Conecta Escola com os alunos do 5º anos A e B, a primeira ação a ser realizada será a criação da "Capa da Tabuada". Faremos um concurso para a escolha do melhor desenho que ilustrará a capa, os alunos serão orientados pela Profª. Valéria de Artes Visuais, infelizmente (ou felizmente pq precisávamos de chuva) devido ao mau tempo muitos alunos faltaram... Mas haverá ainda outra aula para a conclusão da atividade e se houver necessidade agendaremos mais aulas.
A Profª. Valéria sugeriu aos alunos que pesquisassem imagens na internet para estimular sua criação e indicou as obras do artista "Maurits Cornelis Escher" definido pela professora como o "Matemático das ilusões de Óptica".
(Atividade realizada no Power Point com link para o Paint) |
o desempenho dos alunos, garantindo assim, um aprendizado significativo aos alunos da rede estadual de ensino de Campo Grande, por meio do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação, como ferramenta de aprendizagem.