O Dia da Criança foi oficializado no Brasil no dia 5 de novembro de 1924 para ser comemorado todo dia 12 de outubro. Essa data foi escolhida no 3º Congresso Americano da Criança e, está ligada ao dia do Descobrimento da América, talvez pelo fato de a América ter sido chamada de "Continente Criança" na época de seu descobrimento.
Em 1955, o diretor de uma fábrica de brinquedos, querendo aumentar as vendas, lançou a Semana da Criança. Mais tarde, as lojas passaram a festejar o Dia da Criança - época de muitas vendas de brinquedos.
O dia 12 de outubro é também feriado nacional porque é o dia da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida - e, por isso, as crianças, além de ganharem presentes, ainda podem aproveitar para brincar e passear.
O dia 12 de outubro é também feriado nacional porque é o dia da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora Aparecida - e, por isso, as crianças, além de ganharem presentes, ainda podem aproveitar para brincar e passear. Mas esse dia não é importante só pelos presentes, é importante darmos atenção e carinho às crianças. Não podemos nos esquecer de que toda criança tem direitos garantidos por lei. Em 20 de novembro de 1959, foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, com a intenção de garantir à criança uma infância feliz.
1) Toda criança tem seus direitos garantidos, independente de raça, cor, sexo, religião, etc.
2) Toda criança tem direito à proteção especial e ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social
3) Toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade desde seu nascimento
4) Toda criança tem direito a crescer e viver com saúde
5) Toda criança que tiver alguma incapacidade física ou mental tem direito a tratamento e cuidados especiais
6) Toda criança deverá ser criada em um ambiente de amor e compreensão
7) Toda criança tem direito à educação gratuita
8) Toda criança tem direito a ser socorrida em primeiro lugar
9) Toda criança tem direito à proteção contra violência e exploração
10) Toda criança tem direito à proteção contra atos de discriminação racial, religiosa ou de outra forma
Defenda os direitos das crianças!